PUC MINAS POÇOS DE CALDAS

SiCAD

Saiba mais sobre o SiCAD

Acesse usando:

SeuCódigoDePessoa@sga.pucminas.br

(confira o seu código na sua carteirinha)

senha dos computadores

prazo: terça, 22/out, 23h59

SiCAD é o Sistema de Consulta Avaliativa de Desempenho, a prova interdisciplinar do curso de Engenharia Civil.

A avaliação interdisciplinar permite avaliar a evolução dos conhecimentos ao longo da graduação.

Isto permite que o Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso sugira adequações nas ementas das disciplinas e nos planos de ensino, visando melhorar a qualidade do ensino.

O Ministério da Educação (MEC) regulamenta o Ensino Superior no Brasil. Em 15 de dezembro de 2017 publicou no Diário Oficial da União os novos instrumentos de Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento dos cursos de graduação (clique para ler a notícia no site do MEC).

O indicador 1.19 discute sobre os “Procedimentos de acompanhamento e de avaliação dos processos de ensino-aprendizagem“. Para se atribuir o conceito máximo a um curso (nota 5), o MEC avalia: “Os procedimentos de acompanhamento e de avaliação, utilizados nos processos de ensino-aprendizagem, atendem à concepção do curso definida no PPC, permitindo o desenvolvimento e a autonomia do discente de forma contínua e efetiva, e resultam em informações sistematizadas e disponibilizadas aos estudantes, com mecanismos que garantam sua natureza formativa, sendo adotadas ações concretas para a melhoria da aprendizagem em função das avaliações realizadas.

Ou seja, a implementação de uma avaliação interdisciplinar permite acompanhar os processos de ensino, resultam em notas e conceitos que podem ser divulgados, e assim, subsidiar as decisões de melhoria do curso.

Este semestre será durante a XXVIII Semana da Engenharia Civil, na quinta-feira, 24/out.

Serão aplicadas provas nos dois turnos, manhã e noite.

Manhã
8h50     entrada nas salas
9h05     instruções e distribuição dos cadernos de prova
9h20     fechamento das salas e início das provas (não será permitida entrada após este horário)
10h00   permitida a saída após este horário
12h20    término da prova

Noite
19h00    entrada nas salas
19h15     instruções e distribuição dos cadernos de prova
19h30    fechamento das salas e início das provas (não será permitida entrada após este horário)
20h10    permitida a saída após este horário
22h30    término da prova

Serão 20 questões de conteúdo, e 5 questões de percepção da prova.

Todas as questões serão de múltipla escolha, devendo a resposta ser anotada no cartão-resposta.

As questões são formuladas no mesmo formato das provas de concurso público e ENADE. Assim, além de avaliar o conhecimento, você será preparado(a) para estes outros tipos de provas, também.

Serão 10 tipos de avaliação:

  • EM (Ensino Médio) – para quem está no primeiro período do curso
  • 1º período – para quem já concluiu o primeiro semestre
  • 2º período
  • 3º período
  • 4º período
  • 5º período
  • 6º período
  • 7º período
  • 8º período
  • 10º período (parte 1) – para quem já concluiu o 9º período e passou pela Prova 1 do 10º período

Cada aluno(a) do curso foi alocado(a) em determinado tipo de prova segundo a carga horária cursada do currículo, considerando o período atual menos um – de forma a garantir ser avaliado(a) em conteúdos já estudados.

O conteúdo abordará conteúdos diversos das disciplinas alocadas até o respectivo período.

Por vários motivos (ex: disciplinas constando como extra-currículo, mudança de currículo, disciplinas cursadas aleatoriamente) você pode ter sido alocado(a) em um período que pode não ser o referente à avaliação que deve fazer.

Para corrigir isto, basta acessar o formulário de retificação (link disponível em breve) até as 23h59 de segunda, 21/out (botão acima), e indicar o tipo de prova que você acredita que deve fazer, preenchendo a justificativa. O Colegiado do curso avaliará os pedidos e enviará um parecer no email indicado.

Esta avaliação não pede um estudo dirigido, pois visa avaliar o conteúdo acumulado naturalmente. Então, vá tranquilo(a) com o conhecimento que já tem.

O turno para o qual você foi alocado(a) é o turno que consta no sistema de matrícula.

Você deve realizar o cadastro na atividade “SiCAD manhã” ou “SiCAD noite” no site da Semana da Engenharia (clicando aqui), conforme o turno em que pretende realizar a prova.

Após a análise dos pedidos de retificação de período e turno, serão geradas as listas com a indicação do local da prova. A divulgação destas listas será feita a partir de terça-feira22/out.

Depende da disciplinas em que você está matriculado(a).

Conforme consta nos planos de ensino divulgados pelos professores no começo do semestre (e que você pode conferir no seu SGA), a nota do SiCAD será contabilizada como parte da nota em todas as disciplinas. As exceções são as disciplinas convergentes (compartilhadas com outros cursos), Estágio, TCC 1 e 2.

Tudo mais que você quiser perguntar, pode enviar para sicad.civil@pucpcaldas.br